quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Consepe aprova editais dos PSEs para indígenas e quilombolas

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará (Consepe/UFPA) aprovou nesta terça-feira, 20, dois editais referentes aos Processos Seletivos Especiais (PSEs) destinados a candidatos indígenas e quilombolas e aos candidatos que atuam como Educadores do Campo sem a qualificação de nível superior. As inscrições iniciam-se no final de outubro .
De acordo com o Edital do PSE 5-2015, as vagas ofertadas são para os cursos de graduação presenciais da UFPA e para o curso de Etnodesenvolvimento, os quais iniciam suas atividades em 2016. Este concurso é destinado à seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas que não tenham curso de graduação concluído ou em andamento.
São ofertadas 2 vagas para candidatos indígenas e 2 para candidatos quilombolas, em 168 cursos e 45 vagas para o curso de Etnodesenvolvimento, com oferta flexibilizada para o Campus de Soure, totalizando 717 vagas.
Para este Processo Seletivo, não haverá cobrança de taxa. As solicitações de inscrição serão realizadas exclusivamente via internet, na página eletrônica do Centro de Processos Seletivos (Ceps/UFPA), no período de 29 de outubro a 18 de dezembro.
Etapas de seleção – O PSE 5-2015 ocorrerá em duas etapas: no dia 24 de janeiro de 2016, será aplicada uma prova de Redação, de caráter eliminatório e classificatório. No período de 10 a 13 de março de 2016, será realizada a Entrevista pessoal, com avaliação documental (também de caráter eliminatório e classificatório), para os candidatos que obtiverem nota de no mínimo 4,0 na redação. Ambas as etapas serão realizadas na sede dos campi de Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá e Soure.
Reivindicações – No Edital do PSE 5-2015, foram incorporadas algumas reivindicações feitas por estudantes indígenas e quilombolas da UFPA, entre elas, o prazo mínimo de 45 dias entre a divulgação do Edital e o encerramento das inscrições. O objetivo é possibilitar ampla divulgação do certame, bem como o intervalo entre a realização da prova de redação e a entrevista.
De acordo com o parecer da pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg/UFPA), Maria Lúcia Harada, relatora do processo sobre os Editais dos PSEs nº 5 e 6, os prazos mais dilatados, incorporados no Edital, provocarão uma redução no número de desistências e, consequentemente, aumentarão o número de ingressantes indígenas e quilombolas. Outra reivindicação dos estudantes incluída no edital estabelece que, para concorrer às vagas reservadas, o candidato não deve ser graduado ou graduando.
PSE 6-2015 – Para o 6º Processo Seletivo Especial 2015, as vagas ofertadas são para o curso de Licenciatura em Educação do Campo, destinado a candidatos que atuam como Educadores do Campo sem a qualificação de nível superior e àqueles que vivem no campo e/ou pertencem a comunidades do campo.
A seleção diferenciada visa atender, prioritariamente, a demanda por formação superior dos educadores das escolas do campo, com efetivo exercício nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio das redes de ensino.
No total, serão ofertadas 320 vagas, distribuídas em oito turmas, abrangendo os municípios de Abaetetuba, Cametá, Gurupá, Igarapé-Miri, Medicilândia, Oeiras do Pará, Tomé-Açu e Uruará. Neste 6º PSE, também não haverá cobrança de taxa de inscrição. O período para efetivar as inscrições será de 16 de novembro a 11 de dezembro de 2015, também por meio da página eletrônica do Ceps.
A seleção ocorrerá por meio das provas de Redação e Objetiva com 40 questões (ambas de caráter eliminatório e classificatório), que serão aplicadas no dia 7 de fevereiro de 2016, das 14h às 18h, nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança e Cametá.
O PSE 6-2015 inclui, ainda, a apresentação do Questionário Documental e Pessoal. Este documento, que estará disponível durante o período de inscrição nosite do Ceps, deverá ser preenchido e entregue no dia da realização das provas. Juntamente com o Questionário Documental e Pessoal, o candidato deverá apresentar o Documento de Pertencimento, com identificação do órgão de Comunidade do Campo da qual faz parte.
Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes
fonte: casa brasilafrica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels