quinta-feira, 15 de outubro de 2015

“Saúde e Alimentação de Discentes Estrangeiros”.


Intensificar a união entre as nações amigas, internacionalizar as instituições de ensino superior brasileira (IES) e expandir o horizonte cultural dos estudantes brasileiros, são alguns dos objetivos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que possibilita que cidadãos estrangeiros com ensino médio completo, possam realizar estudos de graduação em IES brasileiras. Com o intuito de contribuir para a construção de um ambiente propício para a aprendizagem e a permanência dos alunos estrangeiros, em conjunto, ampliar o horizonte cultural e científico dos discentes brasileiros através de pesquisa e extensão, o Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) em parceria com a Casa de Estudos Brasil-África criou o Projeto “Saúde e Alimentação de Discentes Estrangeiros”.
O projeto teve início no segundo semestre de 2015 e visa promover ações que envolvam atendimento e acompanhamento de saúde, nutrição e alimentação com discentes contemplados pelo PEC-G.
O Estudante PEC-G – O projeto surgiu da necessidade de atendimento de saúde do estudante estrangeiro que enfrenta inúmeras dificuldades e desafios como: A procura por moradia, documentação e exigências legais de imigração, lidar com idioma, adaptar-se ao clima, alimentação e valores sociais, ajustar-se à cultura do país e adaptar-se ao modelo educacional brasileiro, assim como as intercorrências vividas no cotidiano acadêmico. Além da necessidade de promover a interação entre os alunos brasileiros e os alunos estrangeiros, proporcionando resultados positivos a ambas as partes. 
Acompanhamento de Saúde – Para ser atendido o estudante deve agendar uma consulta. Primeiramente os alunos são encaminhados para avaliação nutricional, e posteriormente para realização de exames bioquímicos, parasitológicos e genéticos.  
Educação Nutricional - Após a etapa de avaliação, os discentes passaram por orientação nutricional individual, e por atividades educativas coletivas que visam a troca de conhecimento entre a equipe do projeto e o estudante estrangeiro.   

Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a bolsista do projeto Cristal Torres pelo telefone 982957584 ou pelo email cristalmmtorres@gmail.com  
      


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels