quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Educação em Angola:realidade,desafios e perspectivas



No ultimo dia 06 de fevereiro a Casa Brasil-África (CBA) da UFPA realizou, o Colóquio “Educação em Angola: realidade, desafios e perspectivas”, ministrado pela professora doutora Juliana Canga, do Instituto Superior de Serviço Social (ISSS) de Luanda, Angola.
Coordenada pelo professor doutor Hilton Silva (PPGSA/IFCH), a Casa Brasil-África tem investido no diálogo com pesquisadores de instituições de países africanos na perspectiva de fortalecimento de parcerias, desenvolvimento de projetos acadêmicos em rede e criação do Mestrado em Estudos Africanos e Afro-diaspóricos.
O Colóquio contou com a coordenação da Doutoranda Joana Carmen do Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (PPGED) e da professora doutora Jacqueline Serra Freire do Grupo de Pesquisa em Educação e Cooperação Sul-Sul (ELOSS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), atualmente em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), esse último envolvido no apoio ao Colóquio.
Realizado no auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED), o Colóquio contou com a presença da Coordenadora do PPGED, professora doutora Vera Jacob, da Coordenadora da Faculdade de Educação, professora doutora Selma Pena. O Colóquio foi organizado pela casa Brasil-África integradamente com o Grupo de Pesquisa em Trabalho e Educação (GEPTE), liderado pelo professor doutor Ronaldo Marcos de Lima Araújo, também coordenador do PPEB, e o Grupo de Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ), liderado pelo professor doutor Salomão Mufarrej Hage.
Palestra – Em sua palestra a pesquisadora Juliana Canga (ISSS/Luanda) apresentou o contexto histórico, econômico, político e social de Angola, com ênfase na luta pela libertação e independência na década de 1970 ao momento presente, situando o país na geopolítica da África e o complexo cenário nacional. A partir de então a abordagem foi focalizada na realidade educacional de Angola problematizando as reformas educativas, os princípios gerais da educação e do ensino angolano, o sistema educacional do país, seus desafios e perspectivas. Os argumentos da pesquisadora angolana reafirmaram o quanto Angola e Brasil estão irmanados pela história, cultura e educação.
Participações – turmas de Pedagogia do Parfor e do Campus de Belém prestigiaram o Colóquio e participaram ativamente do debate pautando questões sobre diversidade, gênero, realidade da educação superior em Angola. A doutoranda do IEMCI, Ruth Buza, angolana, teve participação destacada no debate. Bolsista e Colaboradores da Casa Brasil-África, beninense Serge Houegnon, Henrique Vieira e a angolana Cleide Patricia de Sousa Fernandes marcaram presença e contribuíram no Colóquio.
Fonte:http://casaafricabrasil.blogspot.com.br/

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