segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Você realmente sabe como funciona o sistema de cotas da UFPA?

Na terceira reportagem do UFPA em Série-Vestibular, você vai entender que uma das pioneiras na implantação do Sistema de Cotas entre as universidades brasileiras, a Universidade Federal do Pará (UFPA), possui reserva de vagas, criação de vagas extras e oferta de cursos especiais para candidatos cotistas. Diante dessa diversidade, os candidatos aos cursos da Instituição costumam ter dúvidas sobre o funcionamento da Política de Ações Afirmativas da Federal do Pará.  Isso porque a UFPA recebe, todos os anos, pelo menos quatro mil cotistas. Entenda!
Considerando os quatro tipos de concurso para ingresso nos cursos de graduação da UFPA, ou seja, o Processo Seletivo 2017 (PS 2017), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), os Processos Seletivos Especiais (PSEs) e o Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica (Moba), a UFPA possui oito tipos de cotistas.
Vagas para escola pública - O primeiro tipo de cotistas refere-se à reserva de vagas para candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Atualmente, 50% das vagas da UFPA são reservadas a esse público (Cota Escola). Delas, metade é ainda destinada a candidatos oriundos de famílias com rende familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (Cota Renda) e 78% de ambos os grupos para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou índios (Cota PPI).
Esse Sistema de Cotas funciona como grupos e subgrupos, dos quais um candidato pode fazer parte. A combinação entre eles gera cinco tipos de candidatos ao PS 2017 e ao SiSU: Estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública (cotista Escola); estudantes que estudaram na rede pública e são de famílias de baixa renda (cotista Escola Renda); estudantes que estudaram na rede pública e se autodeclaram pretos, pardos e índios (cotista Escola PPI); estudantes que estudaram na rede pública, são de famílias de baixa renda e autodeclaram-se pretos, pardos ou índios (cotista Escola Renda PPI) e os candidatos da chamada Demanda Aberta, ou seja, que não concorrem pelo Sistema de Cotas.
Edital mostra número de vagas reservadas ao Sistema de Cotas - A partir das regras do Sistema de Cotas, o Edital do PS 2017 apresenta, no quadro de oferta de vagas, quantas são destinadas, em cada curso, a cada um dos cinco tipos de inscritos no concurso. Esse número mostra que, no mínimo, a quantidade de vagas apontada no edital será de determinado perfil, segundo os critérios da Lei de Cotas.
“O que fizemos foi calcular, em cada curso da UFPA, como é feita a reserva de vagas a partir das regras do Sistema de Cotas, com o objetivo de tornar essa informação o mais transparente possível. No final da tabela, também está a soma das vagas ofertadas para cada categoria de inscrito no PS2016”, explica Mauro Magalhães, assessor da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).
Assim, para 2017, a UFPA oferta 7.404 vagas gerais em 178 cursos de graduação sediados em 20 municípios. Sendo 6.088 para o PS 2017 e 1.316 para o SiSU. Entre as vagas do PS 2017, 19,5% (equivalente a exatas 1.308) são para a Cota Escola Renda Pretos, Pardos e Índios (ERPPI); outros 19,5% do total de vagas ofertadas (equivalente a 1.277) vagas vão para a Cota Escola Pretos, Pardos e Índios (EPPI); 5,5% do total (ou seja, 240 vagas), para a Cota Escola Renda (ER); e outros 5,5% (que somam 231 vagas) para a Cota Escola (E). Os demais 50% são referentes à Demanda Aberta (3.032 vagas).
Eu concorro a quantas vagas no PS 2017? - Para quem pensou, “então, agora já sei como funciona o Sistema de Cotas!”, é preciso um pouco mais de atenção. Os números apresentados, porém, não indicam a quantidade total de candidatos de cada tipo de cotista que será aprovada e classificada no vestibular. A explicação para isso está no sistema de subconjuntos.
O número de vagas a que cada candidato concorre depende e varia conforme seu perfil em relação ao Sistema de Cotas. Isso porque as cotas são aplicadas na seguinte ordem: Cota Escola, Cota Renda e Cota PPI e o preenchimento das vagas no momento de processar o Listão de Aprovados segue o caminho inverso.
Candidatos da Cota Escola Renda PPI disputam 100% das vagas - A distribuição, então, é a seg
uinte: Os candidatos da Cota Escola Renda PPI disputam todas as vagas do curso preterido, pois estão nas três categorias de cota – ou seja, disputam vagas reservadas à modalidade Cota Escola Renda PPI (19,5%
do total de vagas ofertadas), Cota Escola PPI (19,5% do total de vagas ofertadas), Escola Renda (5,5% do total de vagas ofertadas), Escola (5,5% do total de vagas ofertadas) e Demanda Aberta (50% do total de vagas ofertadas). De tal modo, concorrem a 100% das vagas do curso preterido.
Já quem participa do PS 2017 como cotista Escola PPI disputa as vagas reservadas à modalidade Cota Escola PPI (19,5% do total de vagas ofertadas), Cota Escola (5,5% do total de vagas ofertadas) e Demanda Aberta (50% do total de vagas ofertadas), pois não pertence ao subgrupo “Renda”. De tal modo, concorre a cerca de 75% das vagas do curso preterido.
Cada categoria de inscrito concorre a um percentual de vagas diferente - Assim candidatos da Cota Escola Renda disputam vagas na modalidade Cota Escola Renda (5,5% do total de vagas ofertadas), Cota Escola (5,5% do total de vagas ofertadas) e Demanda Aberta (50% do total de vagas ofertadas), pois não pertencem ao subgrupo “PPI”. De tal modo, concorrem a cerca de 61% das vagas do curso preterido.
Por fim, o candidato inscrito como Cota Escola disputa vagas na modalidade Cota Escola (5,5% do total de vagas ofertadas) e Demanda Aberta (50% do total de vagas ofertadas), pois não pertence aos subgrupos “renda” ou “PPI”. De tal modo, concorre a cerca de 55,5% das vagas do curso preterido.
Por outro lado, candidatos da rede privada disputam 50% das vagas ofertadas a cada ano, na chamada Demanda Aberta, mas a Demanda Aberta não é exclusiva para este tipo de inscrito. Para o PS 2016, são 2.769 vagas que serão preenchidas pelos candidatos inscritos que apresentam a maior nota, ou seja, se um candidato cotista obtiver nota maior que a de um que não concorre pelo Sistema de Cotas, um cotista preencherá a vaga da Demanda Aberta.
“Devido a essa complexidade, a UFPA recomenda que os candidatos se inscrevam na categoria de cota que melhor lhe representa, a fim de potencializar sua competitividade às vagas”, aconselha Mauro Magalhães.
Vagas extras para indígenas, quilombolas e PcDs – Há, ainda, quatro tipos de cotistas que ingressam todos os anos na UFPA. Há os indígenas e os quilombolas, para os quais a universidade cria até duas vagas extr
as para cada um desses grupos em todos os cursos ofertados pelo PS 2017. Sendo que essas vagas são disponibilizadas, este ano, pelo Processo Seletivo Especial 2 (PSE-2).
A quinta vaga extra é criada em todos os cursos ofertados pelo PS 2017 especificamente para Pessoas com Deficiência (PcD). O diferencial deste cotista para o cotista indígena e o quilombola é que o PcD é avaliado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os demais, por meio de uma redação em língua portuguesa e por uma entrevista individual com análise de documentos e relatos de vida.
Para 2017, a UFPA oferta 352 vagas para os cotistas indígenas, 352 para os contistas quilombolas e 178 para os cotistas PcDs. “Essas vagas são, na verdade, criadas no momento da classificação dos candidatos inscritos. Onde não há aprovados a vaga não é criada, por isso, elas não podem ser preenchidas por outros candidatos”, detalha Arquimimo Almeida, coordenador pedagógico do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps).
Cursos especiais também ofertam vagas para cotistas – Já os cursos de Etnodesenvolvimento e de Educação do Campo são específicos para determinados públicos. O primeiro para integrantes de comunidades tradicionais da Amazônia, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, integrantes de assentamen
tos e comunidades extrativistas, entre outros. Enquanto o segundo é específico para professores que já atuam na educação, na área rural ou pertencem e/ou moram no campo.
A UFPA possui oito tipos de cotistas. Quatro categorias de cotistas que funcionam a partir da reserva de vagas são elas: cotista Escola Renda PPI, cotista Escola PPI, cotista Escola Renda e cotista Escola. Três tipos de cotistas que ingressam por meio da criação de vagas extras nos cursos de graduação, sendo: até dois, por curso indígena; até dois, por curso quilombola e um PcD. E ainda os cotistas que ingressam na Universidade pelos cursos especiais de Etnodesenvolvimento e de Educação do Campo.


Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo / Ascom-UFPA
Publicado em: 27.10.2016 18:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels