terça-feira, 16 de abril de 2019

Simpósio Geografia africana e seu ensino no Brasil.


Evento Casa Brasil - África – Dia 29 de abril de 2019
Simpósio Geografia africana e seu ensino no Brasil.

A Casa Brasil-África (CBA), vinculada à Pró-Reitora de relações internacionais da UFPA, tem entre suas tarefas principais o estudo e a divulgação de conhecimentos sobre os povos africanos, aos que estamos unidos por inquebrantáveis laços históricos, demográficos e culturais.
Para conhecer e celebrar essa África que temos dentro, a CBA realizará ao longo do presente ano uma série de eventos temáticos.  O primeiro deles está dedicado à geografia africana e o seu ensino no Brasil, haja vista a influência que ela tem na reprodução de uma visão errada e reforçadora de preconceitos em nossa sociedade. Essa geografia que “aprendemos” na mídia – pois, na escola quase não se ensina – é baseada em imagens televisionadas de savanas e florestas, com uma ampla diversidade de fauna e quase nenhuma pessoa presente nesses espaços geográficos, exceto os turistas estrangeiros que passeiam no jipe, cuidados por dois ou três funcionários africanos para realizar sua fantasia de contato com a natureza selvagem. Somente safari na televisão, somente animais. Nem a pulsante vida das cidades, nem bairros de classe média, nem universidades, instituições culturais, praças, monumentos, centros de lazer, famílias na praia. Um continente apenas de savanas e florestas sem presença humana.
Visando modificar essa imagem estereotipada, a CBA, em parceria com a Faculdade de Geografia da UFPA, organiza o Simpósio “Geografia africana e seu ensino no Brasil” no qual vários especialistas abordarão, de diferentes ângulos, a necessidade de estudar a geografia africana e expor as conexões com diferentes áreas da geografia e da história do Brasil.
Apresentar-se-ão também sugestões interessantes para seu ensino, assim como os resultados de pesquisas realizadas por brasileiros neste continente.
O evento acontecerá no dia 29 de abril na UFPA e será aberto ao publico em geral.





Simpósio Geografia africana e seu ensino no Brasil
PROGRAMAÇÃO
Manhã
(08h30) - Mesa de abertura
(09hs) - Dr. Flávio Nascimento (UFC/UFF): “Estudos integrados e planejamento ambiental na África Austral”.
(09h40) - Ms. Cledson Alves (IFPA) – “Território e Identidade: uma abordagem na Geografia África - Brasil”.
(10h20) – Dr. Aiala Couto (UEPA): “Identidade, ancestralidades e territórios quilombolas. O papel da universidade na construção da cartografia das existências africanas na Amazônia”.
(11hs) – Ms. Antônia Brioso (Escola de Aplicação/UFPA): “Práticas e representações de educação intercultural na EAUFPA: a experiência do projeto Cartografia da cultura afro-brasileira e indígena”.
Tarde
(14hs) - Dr. Rafael Sanzio (UNB): “A importância do estudo da geografia africana no Brasil”.
(14h40) – Drª Eliesse Scaramal (UFG): “Aprender história e geografia africanas com infográficos e diagramas”.
(15h20) – Oficina: “Mapas Animados para estudar história da África” (ministrada pela Profa. Eliesse Scaramal).

INFORMAÇÕES GERAIS
As inscrições para o simpósio serão realizadas a partir do dia 15 de abril pelo e-mail da Casa Brasil-África:  casabrasilafrica@gmail.com
Os participantes do simpósio receberão um Certificado de carga horária de 8 horas.
Data do Evento: 29/04/2019.
Local: UFPA
Especialistas convidados
Dr. Aiala Colares Couto.  Geógrafo. Professor da Universidade Estadual do Pará.
Ms. Antônia Maria Rodrigues Brioso. Historiadora. Professora da Escola de Aplicação da UFPA.
Ms. Cledson Nahum Alves. Geógrafo. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA.
Dra. Eliesse dos Santos Teixeira Scaramal. Historiadora. Professora da Universidade Federal de Goiás
Dr. Flávio Rodrigues do Nascimento. Geógrafo. Professor da Universidade Federal do Ceará e do programa de Pós-graduação da Universidade Federal Fluminense.
Dr. Rafael Sanzio Araújo dos Anjos. Geógrafo. Professor titular da Universidade de Brasília e Diretor do Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica (CIGA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels