domingo, 25 de outubro de 2015

"Múltiplos Olhares"

Os países são múltiplos, os olhares são múltiplos, os olhos são múltiplos. O tema é um, pessoas, pescadores, coletores e água; muita água. Salgada, doce, ou nem tanto e a vida que se tira dela. 

Os continentes que se encontraram em um projeto antropológico (África, América e Europa) onde seus sujeitos de pesquisa, os pescadores são diferentes e semelhantes, as tradições se encontrando no trabalho de tirar o sustento das águas. Este formato é o terceiro momento do processo de se "expor" mostrando aos olhos do público o que os nossos olhos viram. Três pares de olhos e três olhos de câmera, foi o que eu percebi em um processo que se iniciou em 2008 após a volta dos países parceiros do Projeto CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), Brasil, Moçambique e Portugal.

Foram três momentos, nos dois primeiros, os nossos olhares foram olhados em exposições instaladas no campus de pesquisa do Museu Goeldi, dentro das atividades do fazer antropológico do projeto. No último, o processo foi virtual (mas muito real) durante o seminário de encerramento do projeto. Agora, o olhar se concentrará sobre os pescadores de Moçambique, uma "amostra" da África tão múltipla quanto grande para tão poucos olhos.

Ivete Nascimento.

Foto: Ivete Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels