segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Professor de Cabo Verde discute ampliação de intercâmbio com a UFPA

O professor doutor Bartolomeu Lopes Varela, da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), está, desde o dia 24 de setembro, em visita à UFPA para discutir as propostas de ampliação do intercâmbio que já existe entre as duas universidades. Além de reuniões para a construção de um novo programa de pós-graduação no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o professor também tem conversado com os alunos africanos da UFPA e proferido palestras abertas ao público, que pretendem divulgar os temas relacionados à África, na Universidade.
Como doutor em Ciências da Educação, o docente aborda, em suas falas, a temática educativa na África, tendo proferido uma palestra sobre "Educação superior em África: Problemas, desafios e oportunidades de cooperação Sul-Sul" na última quarta-feira (30), no Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo.
A próxima palestra será realizada na terça-feira, 6, às 15h, no auditório da Reitoria, e versará sobre “O legado de Amílcar Cabral para a educação e a construção de uma nova sociedade”. Amílcar Cabral foi um líder da luta pela independência de Guiné-Bissau e considerava a educação a base do poder de um povo e da construção de uma nova sociedade livre.
Novo mestrado – Um dos principais motivos da vinda do professor Bartolomeu Varela à UFPA é contribuir para a estruturação de um Mestrado em Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos, a ser ofertado pelo IFCH. Nesse sentido, o docente participou de reuniões com os professores que estariam envolvidos no curso.
O professor doutor Hilton Pereira, coordenador da Casa Brasil-África, explica que a proposta do mestrado se relaciona com uma necessidade crescente de contribuir com a implementação da Lei nº 10.639/2003, que determina o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas do país. “Há uma grande demanda pela formação de quadros para trabalhar essa temática e a UFPA já vem ofertando cursos de especialização nesse sentido. Contudo verificamos que precisamos avançar nessa formação para além da disseminação de conhecimento: é necessário, também, produzir conhecimento sobre os países africanos e as africanidades no Brasil, para instrumentalizar os professores na implementação da lei. Será o primeiro programa de formação em nível stricto sensu sobre essa temática da Região Norte”, conta.
Universidades africanas – Em sua palestra realizada no dia 30, "Educação superior em África: Problemas, desafios e oportunidades de cooperação Sul-Sul", o professor Bartolomeu Varela abordou os aspectos históricos do ensino superior africano e a dinâmica atual das universidades do continente. De acordo com o docente, uma característica da região tem sido a chamada “fuga de cérebros”, contexto em que os acadêmicos ou saem para estudar em outro continente e não retornam para a África, ou retornam, mas não encontram ambiente propício para atuação.
Dessa forma, a África possui, por exemplo, apenas 2,2% dos pesquisadores do mundo, tanto pelo fenômeno descrito acima como por uma aposta deficiente na pesquisa. “Verificamos que as universidades africanas comumente trabalham com uma lógica de formação para o mercado e não para a produção de conhecimento, o que acaba sendo ainda uma lógica colonial”, opinou o palestrante.
Cooperação – A relação entre a UFPA e a Universidade de Cabo Verde já é uma parceria de longa data, cujo maior expoente tem sido um curso de Mestrado em Segurança Pública ofertado na Uni-CV, sob coordenação das duas instituições, o qual já se encontra em sua segunda turma. Além desse curso e do Mestrado em Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos em construção, há várias outras propostas de cooperação, como no Programa de Pós-Graduação em Geografia do IFCH e nas áreas de Saúde Coletiva, Empreendedorismo, Educação a Distância, entre outras.
Para o professor Hilton Pereira, a aproximação da UFPA com os países africanos é estratégica para o país. “Tanto pelas razões históricas que nos unem ao continente, como pela necessidade de implementação da Lei nº 10.639/2003, como por uma série de razões econômicas e políticas, nos aproximamos muito mais da África do que da Europa e dos Estados Unidos, que têm sido nossos parceiros prioritários na educação e no comércio. Nesse sentido, temos um grande número de estudantes africanos e convênios com instituições desse continente, mas acho que o intercâmbio ainda é pequeno e precisamos ousar mais”, enfatiza.
O professor Bartolomeu Varela acredita que o intercâmbio entre UFPA e Uni-CV é um grande exemplo de cooperação Sul-Sul bem-sucedida. “A relação entre as duas instituições se dá numa base de respeito pelos interesses recíprocos, de maneira fraterna e solidária. Acredito que estamos assumindo uma postura de cooperação contra-hegemônica, que pode propiciar o surgimento de um verdadeiro novo paradigma de relacionamento entre países do sul”, avalia o cabo-verdiano.
Serviço:
Palestra “O legado de Amílcar Cabral para a educação e a construção de uma nova sociedade” – Professor Bartolomeu Lopes Varela, da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV)
Dia: 6 de outubro de 2015
Hora: 15h
Local: Auditório da Reitoria
fonte:http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=10844

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels