quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Universidade cria órgão voltado para a Assistência Estudantil

Todos os dias mais de 50 mil pessoas frequentam o campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) apenas em Belém. Professores, técnico-administrativos, visitantes e estudantes formam a comunidade universitária da Instituição, com destaque para os alunos que compõem a maioria do grupo. Pensando em todos eles, a Universidade acaba de criar um novo órgão voltado especialmente para a assistência estudantil.
De acordo com o reitor Emmanuel Tourinho, a administração superior da UFPA ainda está trabalhando para estabelecer os marcos institucionais do órgão criado pela nova gestão, mas a intenção é que a futura Superintendência de Assistência Estudantil, nascida a partir da Diretoria de Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade ajude no desenvolvimento das pessoas que “vivem” a UFPA e da própria Instituição em si.
“Criamos a Assessoria de Assistência Estudantil ou Superintendência de Assistência Estudantil, diretamente vinculada ao Gabinete do Reitor, com o propósito de aprimorar as políticas nessa área e garantir melhor suporte aos estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica, a fim de que permaneçam na Instituição e concluam seus cursos com êxito”, detalha o reitor.
Apoio a alunos agora em um só lugar - A nova Superintenência de Assistência Estudantil congrega vários órgãos já ligados às ações que buscam ajudar na permanencia dos estudantes, especialmente da graduação, nos cursos. Além das coordenadoria de Integração Estudantil e da Coordenadoria de Assitência Estudantil, a nova superintendência também congregará a adminsitração dos Restaurantes Universitários (RUs), antes ligada à Pró-reitoria de Administração (Proad), e o antigo Núcleo de Inclusão Social (NIS), nascido na Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).
O novo órgão será uma referência aos estudantes que precisam de apoio para garantir sua permanência no Campus e nos cursos. “As coordenadorias já existentes continuam estruturadas para oferecer serviços diversos e manter o funcionamento do Programa de Bolsas Permenência. Mas agora, também, poderemos reunir as políticas voltadas para a alimentação no campus, que é algo essencial para os estudantes, e ainda as ações especialmente pensadas e postas em prática para as pessoas com deficiência que são universitários da UFPA”, adianta José Maia, atual diretor do órgão que deve também dirigir a nova superintendência.
Garantir permanência de alunos é prioriadade - José Maia reforça, ainda, que a criação do órgão e a sua ligação direta com o Gabinete da reitoria reconhecem a importância do tema para a UFPA e o trabalho que, em várias frentes, já está em andamento, mas que precisa ser sempre aperfeiçoado para garantir condições para que os alunos da Universidade possam ter e estar em condições para estudar.
“Estamos, agora, em um novo nível e condição e poderemos gerenciar melhor a política de permanência dos nossos estudantes. A iniciativa da Reitoria é já uma resposta ao que foi proposto na última campanha, quando o reitor já pensava na importância da graduação e de apoiar os nossos alunos. Isso, também, considerando que mesmo quando eramos apenas uma diretoria já tinhamos demandas, recursos e estrutura de um órgão importante institucionalmente”, revela o futuro superintendente.
Por hora, os atendimentos ligados à assitência estudantil continuam sendo feitos nas sedes da Proex, RU e NIS, mas a administração da nova Superintendência deve ser transferida para outro espaço e os atendimentos aos alunos possivelmente serão concentrados em pavilhões de aula do Campus Básico, após a desocupação dos mesmos e transferência das aulas para o novo prédio de aulas, sediado próximo à Biblioteca Central da UFPA.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo/Ascom- Alexandre Moraes
Publicado em: 15.02.2017 18:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels