terça-feira, 15 de outubro de 2013

Novo diretor da Casa Brasil-África reúne-se com estudantes nesta sexta-feira

A Casa Brasil-África (CBA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está sob nova coordenação. O novo diretor, professor Hilton P. Silva, convida para uma reunião nesta sexta-feira, 11 de outubro, às 17h, na Casa Brasil-África para apresentar os planos de sua gestão para o ano de 2014, além de discutir as atividades do mês de novembro, considerado o Mês da Consciência Negra. A reunião é aberta a todos os estudantes africanos e a quem estiver interesse na temática africana na UFPA. A CBA está localizada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará, Campus do Guamá, Belém.
A Casa trabalha com estudantes, professores e representantes de movimentos sociais e apoia as lutas contra o preconceito e o racismo, bem como de possibilitar uma maior visibilidade aos estudos sobre as africanidades, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos em âmbito acadêmico.
O novo diretor, professor Hilton Pereira, explica que, neste primeiro momento de sua gestão, a reunião  torna-se importante porque “estamos inicialmente reconhecendo e ouvindo os alunos africanos, informando a eles sobre a Casa e suas atribuições e, com reuniões como esta, construindo, conjuntamente, uma agenda de trabalho para a Casa e também para a Cátedra Brasil-África de Cooperação Internacional. A agenda em construção objetiva cumprir as finalidades da CBA em curto, médio e longo prazo”, disse.
Cátedra Brasil-África - A Cátedra Brasil-África de Cooperação Internacional da UFPA está ligada à Casa Brasil-África e visa colaborar para a ampliação do intercâmbio entre a Amazônia e a África, por meio de atividades científicas e culturais, incentivo a pesquisas sobre a África e a diáspora africana em todas as suas dimensões e apoio aos movimentos negros no Brasil e na África.
Casa Brasil-África – A Casa Brasil-África surgiu por meio de uma parceria da UFPA com o Grupo de Estudo Afro-Amazônico, em 2006, objetivando dar maior visibilidade aos estudos sobre a raça negra, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos em âmbito acadêmico. A casa, que é vinculada à Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA (Prointer), organiza eventos de fomento, como palestras e sessões de cinema, com filmes africanos, mostrando que a cultura deste continente precisa ser respeitada e as tradições da África, no Brasil, precisam ser valorizadas.
Além disso, a CBA tem por finalidades promover o intercâmbio Científico, Técnico e Cultural entre a UFPA e as instituições dos países do Continente Africano, estimular e divulgar cursos de graduação e pós-graduação sobre temas voltados para a problemática dos países africanos, que estudem questões referentes aos afrodescendentes entre outras ações de fomento ao engajamento Brasil-África.

Consciência Negra - Segundo o novo diretor, o Mês da Consciência Negra é muito importante no calendário nacional, pois é quando as raízes africanas do Brasil são comemoradas, “nosso objetivo é construir uma ampla programação que envolva atividades acadêmicas e culturais, dentro e fora dos muros da UFPA, de maneira a permitir que o maior número possível de paraenses tenha contato com a enorme riqueza social, cultural e econômica do continente africano, que tem sido, tradicionalmente, visto de maneira negativa pela grande mídia”, finalizou.


Serviço:
Reunião com nova diretoria CBA-UFPA
Data: 11 de outubro de 2013
Hora: 17h
Local: Casa Brasil-África, localizada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, Campus do Guamá, Belém.
Mais informações pelo Telefone: (91) 3201-7467, ou via e-mail: csbrasilafrica@ufpa.br
Texto: Beatriz Santos- Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes e Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels