sexta-feira, 4 de março de 2016

UFPA realiza programação em homenagem às mulheres servidoras

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que é comemorado no dia 08 de março, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão Pessoal (Progep) irá realizar uma programação especial, entre os dias 08 e 11 de março, por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida. A programação será composta por rodas de conversa, oficinas, exibição de filmes, exposição de artesanatos e atrações artísticas. O evento ocorre no auditório e hall da Reitoria da UFPA.
A programação é destinada a homenagear e valorizar as servidoras da Universidade Federal do Pará por meio da promoção de ações de saúde e qualidade de vida. O tema é “Mulheres, gêneros, políticas: desconstruindo mitos.”
Programação - Nos três dias de evento, serão realizadas quatro rodas de conversa, com os temas: “Mulheres, gêneros, políticas: desconstruindo mitos”, às 9h do dia 08, no auditório da Reitoria; “Gêneros, raças e políticas”, às 9h do dia 09, no hall da Reitoria; “Violência doméstica: entre o Jurídico e o Psicológico”, às 8h do dia 10, no auditório da Reitoria; e “Saúde, adoecimento e qualidade de vida no processo de trabalho na contemporaneidade”, às 10h do dia 10, também no auditório da Reitoria.
Também estão previstas outras ações como: exposição das feiras de talento dos servidores artesãos da UFPA; apresentação da ação “Dançar é vida e saúde” do grupo Parafolclórica Santo Agostinho;  apresentação do grupo Mestre Curica e as Guitarradas; entre outros. Também será exibido o filme “As Sufragistas” no dia 09 de março e a oficina “Respire para desestressar”, no dia 10.
Dentro da diretoria, existem três coordenadorias. Uma delas é a de Responsabilidade Social, que tem o objetivo de contribuir para a integração social, onde as pessoas se sintam seguras e valorizadas. “Com essas ações, nós buscamos entender a subjetividade da mulher, para conscientizá-la.”, afirmou Tânia Brasil, coordenadora de Responsabilidade Social, da Diretoria de Qualidade de Vida.
“Nós vamos levar essa referência para  grupo de mulheres, mas entendendo que o que realmente queremos é construir uma cultura de saúde com justiça”, afirmou Maria Josefa, Diretora de Saúde Qualidade de Vida. A programação será gratuita e a inscrição será registrada por meio de lista de frequência. O evento se destina aos servidores da UFPA e familiares, mas qualquer pessoa que tenha interesse no tema poderá comparecer.
A organização da programação do Dia Internacional da Mulher se deu a partir do PDU (Planejamento de Desenvolvimento da Unidade), que define os eventos de integração social, sendo estes: dia da mulher, dia das mães, dia de qualidade de vida, dia dos pais, dia do servidor e confraternização natalina. Outros projetos desenvolvidos pela Progep são sobre música no trabalho, aposentadoria e renovação da vida e de dança, todos eles voltados para a integração de pessoal.
Serviço:
Programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Data: entre os dias 08 e 11 de março
Local: auditório e hall da Reitoria
Horários variados.
Programação: rodas de conversa, oficinas, exibição de filmes, exposição de artesanatos e atrações artísticas. Veja a programação completa.
Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Laís Teixeira

Publicado em: 04.03.2016 18:00
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels