quarta-feira, 30 de março de 2016

Programa de Apoio Acadêmico melhora desempenho de estudantes

O acompanhamento integral dos estudantes assistidos pela política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará é o objetivo do Programa de Apoio Pedagógico (Proap) desenvolvido pela Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O Proap funciona baseado em três eixos simultâneos de atendimento aos discentes: psicológico, pedagógico e social.
Cerca de 3.300 estudantes da UFPA recebem bolsas e auxílios financeiros para custear despesas com alimentação, transporte e material didático. Mas nem sempre é o suficiente para que o aluno tenha a tranquilidade para estudar, ter um bom desempenho e concluir a graduação.  Por isso o Programa de Apoio Pedagógico oferta uma série de ações que visam à formação integral do aluno.
Além dos auxílios - Segundo a coordenadora do Proap, Ana Clotilde Colares, o programa surgiu da observação da equipe técnica da DAIE de que não bastava conceder o auxílio financeiros para os alunos. “ Muitos estudantes nos procuram porque apresentam dificuldades de aprendizagem, problemas familiares, questões de saúde e diversas necessidades que vão além da questão econômica, por isso desenvolvemos o que chamamos de acompanhamento TRIE, o qual envolve o serviço de Psicologia, Pedagogia e Assistência Social. Já tivemos vários exemplos de alunos prestes a ser jubilados que passamos assistir e conseguiram concluir o curso”, afirma a coordenadora.
Projetos- Entre os projetos desenvolvidos pelo Proap, destaca-se o curso de nivelamento em Cálculos básicos (PCNA), que oferta aulas de Cálculos para alunos com dificuldades em disciplinas como Matemática, Física e Química. O resultado já é percebido no Instituto de Tecnologia (ITEC), com a diminuição da repetência dos alunos das engenharias.  Outra ação é a implantação de infocentros nos campida UFPA para a inclusão digital dos alunos. Os campi de Belém e Altamira já contam com essa ferramenta e, em Cametá, está em fase de implantação. Para Soure e Castanhal, a previsão é que, no segundo semestre de 2016, seja viabilizado.
Para os alunos que necessitam de leitura e produção em língua estrangeira, como Inglês, Frances e Espanhol, e não podem arcar com despesa em formação nesses idiomas, é ofertado o Pró-Línguas, em que o estudante recebe bolsas e material didático para se matricular nos cursos livres do Instituto de Letras da UFPA.
Desempenho escolar - O diretor de Assistência Estudantil, professor José Maia Bezerra Neto, afirma que todos os investimentos no acompanhamento integral do aluno contribuem para diminuir a evasão e formação qualificada dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Nossa equipe de pedagogos, psicólogos e assistentes sociais está qualificada para fazer o acompanhamento da situação do aluno. Quando percebemos que um discente que recebe auxílio financeiro não está tendo um bom desempenho no histórico escolar, nós o chamamos para entender suas necessidades e, dependendo do caso, ele é encaminhado para os nossos serviços, que vão da consulta médica a treinamento com coaching acadêmico”, afirma o diretor.
Formação continuada – A equipe de pedagogos, psicólogos e assistentes sociais da DAIE/Proex participa constantemente de atividades de qualificação para o atendimento ao aluno. No dia 18 de março de 2016, estiveram em encontro de formação com a técnica do Serviço de Aconselhamento Psicológico da Universidade de São Paulo (USP). Durante o evento, obtiveram informações sobre a experiência do Plantão Psicológico do atendimento ao aluno da USP. Para a psicóloga Adriana Nascimento, a formação permanente dos técnicos é indispensável. “Muitos alunos nos procuram com diversas demandas que exigem preparação da equipe, por isso nos esforçamos para ter o preparo necessário para responder às necessidades dos alunos.”
Pesquisa - Para medir o impacto da política de Assistência Estudantil na vida dos estudantes que recebem bolsas, auxílios e serviços, a DAIE está desenvolvendo pesquisa no período entre 21 de março e 29 de abril 2016.   A coleta de dados será realizada por meio on-line, no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SiGAEst).
Texto e fotos: Ana Lúcia Oliveira - Assessoria Comunicação Proex

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels