sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Representante da Universidade de Cabo Verde discute cooperação com a UFPA

Com o objetivo de estabelecer cooperação em ações de estudos,  programas e projetos de Extensão, especialmente sobre educação e segurança, o pró-reitor para Graduação, Desenvolvimento Curricular e Qualidade Acadêmica da Universidade de Cabo Verde (Uni-Cv), professor Bartolomeu Lopes Varela, foi recebido pelo pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Pará, Fernando Arthur Neves, nesta segunda-feira, 14.
Participaram do encontro o assessor de Gabinete da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA (Prointer), Marcelo Galvão, o coordenador da Casa Brasil-África, professor Hilton Silva, os coordenadores do Curso de Especialização de Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade do Instituto de Educação (ICED), professor Orlando Souza e professora Ney Cristina.
Troca de Experiências - Durante o encontro, foram compartilhadas experiências  dos Sistemas de Educação Superior do Estado do Pará e de Cabo Verde sobre segurança, especialmente de jovens em situação de vulnerabilidade. Foram destacados os  estudos desenvolvidos na Universidade Federal do Pará sobre a temática, tanto no Curso de Especialização de Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade quanto no Mestrado em  Segurança Pública do Programa de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos (Ppgdsmc). O professor de Cabo Verde relatou a atuação de Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam no país para o tratamento de jovens usuários de entorpecentes. O pró-reitor de Extensão da UFPA propôs a produção de ebooks para publicação das experiências e dos estudos envolvendo  os dois países.
Língua Portuguesa - A aproximação linguística entre o Brasil e a República de Cabo Verde também obteve destaque na conversa entre os pró-reitores. Segundo o professor Fernando Arthur Neves, o relacionamento entre os países por meio de suas universidades também cumpre um papel de proteção e fortalecimento cultural da Língua Portuguesa, comum às duas nações.
Congresso sobre Segurança - Durante o encontro, foi informado sobre a realização de um Congresso de Segurança envolvendo as duas universidades, previsto para 1º de novembro de 2015, na Uni-CV. O objetivo é discutir segurança, com base em práticas e em teorias educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels