
O XXVII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) reuniu cerca de 100 participantes entre dirigentes e acadêmicos, de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, e também a ilha de Macau, na China). O evento iniciou-se na última segunda-feira, 10 de julho, e terminou nesta quarta-feira, 12, no Centro de Convenções da Universidade de Campianas (Unicamp), em Campinas, SP.
A Associação promove a colaboração multilateral, cooperação e troca de informações entre as IES lusófonas, cujos dirigentes apresentam seus principais avanços institucionais no âmbito da internacionalização e das colaborações acadêmicas e científicas. Este ano, o tema central foi “Confluências de Culturas no Mundo Lusófono: Trocas – Discursos – Transformações - Rotas”.

A delegação da UFPA participou do evento com a apresentação de três trabalhos: A UFPA no circuito de cooperação Sul-Sul: internacionalização, integração regional e políticas institucionais, de autoria dos professores Gilmar Pereira da Silva, Marcelo Galvão-Baptista, Ronaldo Marcos Lima Araujo e Hilton P. Silva (UFPA) e Jacqueline Serra-Freire (UNILAB), e apresentado pelo Coordenador da Casa Brasil-África; Delinquência juvenil na cidade da Praia, Cabo Verde, de autoria dos profs. Silvia Almeida e Edson Ramos, apresentado pela professora Silvia; e Indicadores da violência urbana na cidade da Praia, Cabo Verde: o caso da Zona Norte, de autoria de Edson Ramos, Silvia Almeida, Thays Santos e Isis Souza, apresentado pelo professor Edson Ramos.

A perspectiva é reforçar cada vez mais as relações da UFPA com os países da CPLP e oportunizar a estudantes e professores africanos e brasileiros intercâmbio acadêmico e realização de pesquisas sobre temas comuns aos países lusófonos.
Texto e fotos: Divulgação UFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário