sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Casa Brasil África, Prointer e pesquisadores angolanos discutem pós-graduação

O coordenador da Casa Brasil África (CBA), professor doutor Hilton Silva, e o pró-reitor de Relações Internacionais em exercício, professor doutor Claudio Szlafsztein, reuniram-se com os pesquisadores angolanos, professor doutor Alfredo Buza, do Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED) e diretor do Gabinete de Recursos Humanos do Ministério de Ciência e Tecnologia (MinCT); a professora doutora Juliana Canga, do Instituto Superior de Serviço Social (ISSS); e a doutoranda do IEMCI/UFPA, Ruth Canga Buza, para discutir a ampliação das relações da UFPA com instituições daquele país. Participaram também da reunião a professora Jacqueline Serra Freire, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), que atualmente faz pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Básica (PPEB/ICED) e colabora com a CBA; e o vice-reitor da UFPA, professor doutor Gilmar Pereira da Silva.
Na reunião foram apresentadas as atividades da CBA e a proposta, em fase de construção, do mestrado em Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos (PPGEAAD). O tema central da reunião foi a colaboração entre professores/pesquisadores brasileiros e angolanos em projetos de formação inicial e continuada, com especial atenção para a pós-graduação, lato stricto sensu.
O coordenador da CBA resgatou diálogos já mantidos desde 2014, em que a UFPA tem se dedicado à construção de uma rede de parcerias com instituições de Angola, com destaque para a Universidade Independente de Angola (UnIA), em que seu reitor, o professor Filipe Zau, tem sido um dos principais interlocutores, especialmente após sua visita à UFPA, em 2014. A reunião, ocorrida no dia 10 de janeiro, apontou o interesse mútuo e perspectivas concretas de construção de parcerias com instituições de ensino superior de Angola, na direção do desenvolvimento de programas, projetos e publicações conjuntas.
O vice-reitor da UFPA enfatizou a importância da cooperação acadêmica na perspectiva sul-sul, com especial atenção a parcerias com países africanos, na perspectiva do fortalecimento de relações interuniversitárias internacionais, produção de conhecimento e construção de soluções para problemas que irmanam a Amazônia e países da África.
Para os professores Alfredo Buza e Juliana Canga, que tem experiências acadêmicas na UFRA e na UFPA onde, respectivamente, realizaram seus doutorados, a reunião na UFPA resgata um desejo antigo de estabelecer vínculos de cooperação acadêmica . Com entusiasmo, ambos assumiram compromissos de fomentar diálogos em Angola com vistas à constituição e fortalecimento da parceria.
O pró-reitor em exercício da Prointer, professor doutor Claudio Szlafsztein, pontuou a importância do trabalho que a CBA vem fazendo na UFPA em buscar aproximação com os países africanos, mas também com os países latino-americanos e caribenhos, origem de muitos de nossos estudantes. Ele destacou a experiência exitosa do Mestrado em Segurança Pública, liderado pela UFPA, em parceria com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), também destacada pelo Vice Reitor e pelo Coordenador da CBA.
Para Jacqueline Serra Freire, do Grupo de Pesquisa e Extensão Educação e Cooperação Sul-Sul (ELOSS), a participação na reunião fortalece os vínculos entre a UFPA e a UNILAB, assim como oportuniza avanços no diálogo com instituições de países africanos.
Em agenda subsequente, o chefe de gabinete do reitor, professor doutor Marcelo Galvão Baptista, reiterou o interesse e compromisso da UFPA em aprofundar agendas de cooperação com os países africanos, especialmente os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), irmanados com o Brasil pela história, cultura e língua.
Da reunião também resultou uma agenda de apresentações, abertas a toda a comunidade universitária e extra-muros. No dia 24 de janeiro, às 10h, o professor Alfredo Buza fará uma palestra sobre “Angola e suas estruturas de ciência e tecnologia na contemporaneidade”; e no dia 6 de fevereiro será a vez da professora Juliana Canga ministrar uma palestra com o tema “Educação em Angola: realidade, desafios e perspectivas”. Ambos os eventos ocorrerão no Mini-auditório do Programa da Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPA, localizado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campus Básico.
Texto e foto: Divulgação
Publicado em: 19.01.2017 17:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels