quarta-feira, 29 de abril de 2015

Ministra visita UFPA e lidera caravana pela superação do racismo

Ministra visita UFPA e lidera caravana pela superação do racismo


A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu nesta terça-feira, 28 de abril, a Caravana pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo, que teve à frente a ministra de Estado, chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), professora doutora Nilma Lino Gomes, acompanhada do assessor especial Roberto Borges, e do assessor de Assuntos Federativos, Marcos William. A equipe foi recebida pelo reitor Carlos Maneschy, em reunião no Gabinete da Reitoria.
A visita da ministra a Belém tem como objetivo aproximar os Ministérios dos entes federados, discutir e construir a adesão dos Estados e municípios ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), que está em implantação pelo Ministério. “A minha vinda aqui, na Universidade, faz parte das atividades dessa caravana, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA) da UFPA, instituição esta que se destaca pelo trabalho que vem realizando na promoção de relações raciais, na implementação de Lei de cotas e na presença de quilombolas no ingresso ao ensino superior”, explicou a ministra.
Estratégias para a Superação do Racismo - A caravana tem como tema “Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial: Estratégias para a Superação do Racismo” e vai percorrer todo o Brasil, sendo o Pará o primeiro Estado a ser visitado. Em Belém, além de visitar o reitor e conhecer a comunidade acadêmica mais de perto, a ministra participou de reuniões com o governador Simão Jatene e com o prefeito Zenaldo Coutinho, que já sinalizaram a adesão do Estado e municípios paraenses ao Sinapir. O Sistema constitui uma forma de organização e de articulação voltada à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais existentes no País (para saber mais clique aqui).
Segundo a ministra, trata-se de uma tarefa desafiadora que busca descentralizar ações por meio da integração e sinergia entre a União, os Estados membros e municípios na implementação das políticas públicas deste setor. “A estrutura é complexa e muito interessante. No caso do Pará, seria uma forma de apoiar grupos como quilombolas, de matrizes africanas, que lutam pela terra, os quais sabemos que precisam da atenção do nosso governo. Para isso, vamos correr o Brasil todo, por meio da Caravana, divulgar o trabalho do Ministério e orientar como se dá a adesão ao Sinapir”, afirmou Nilma Gomes.
Abertura acadêmica - O reitor da UFPA demonstrou total abertura a possíveis parcerias e ao estreitamento de laços com o Ministério e apresentou à ministra algumas das ações desenvolvidas pela Universidade no que consiste na promoção da igualdade racial. “Temos parcerias com diversas universidades de países africanos lusófonos, que incluem mobilidade de alunos e professores da graduação e pós-graduação, mais de 80 alunos africanos ingressantes na Universidade por meio do Programa Escola Convênio de Graduação (PEC-G), aderimos à Lei de cotas desde o primeiro momento, com reserva de 50% de nossas vagas para os candidatos autodeclarados negros ou pardos e, mais recentemente, temos o processo seletivo diferenciado para facilitar o acesso de comunidades quilombolas da Amazônia ao nosso ensino superior”, sintetizou.
Carlos Maneschy observou que, apesar dessas ações, a ocupação das vagas da UFPA por alunos quilombolas ainda é pequena, mas se trata de um processo que precisa contar, inclusive, com o apoio do Ministério e um próximo passo a ser dado seria realizar o acompanhamento dos alunos autodeclarados negros ou pardos e dos alunos quilombolas egressos da Universidade no mercado de trabalho. A ministra afirmou que já há essa intenção por parte da SEPPIR, por meio de uma parceria estabelecida e em fase de implementação com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes. “O que queremos é justamente criar o diálogo com as Universidades”, disse a visitante.
Reflexão sobre as relações étnico-raciais - Após a reunião no Gabinete do reitor, Nilma Gomes ministrou a conferência “Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial: Estratégias para a Superação do Racismo”, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA (IEMCI). A atividade foi proposta pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA), coordenado pela professora Wilma de Nazaré Baía Coelho, o qual integra e colabora na consolidação de discussões e análises mais amplas no processo de reflexão sobre as relações étnico-raciais e sua inserção e importância no universo da escolarização e da formação humana na Amazônia.
>> Leia também:
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels