quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Assistência Médica Disponível aos Estudantes da UFPA


Assistência Médica Disponível aos Estudantes da UFPA
Com o objetivo de proporcionar aos estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) a possibilidade de êxito na sua permanência e condições de assistência em saúde durante a sua vida acadêmica, foi desenvolvido o Projeto Ações Integradas de Extensão à Saúde Estudantil. Em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o programa foi efetivado em outubro de 2011, mas passou a funcionar apenas a partir de março de 2012 e já atendeu mais de 3.800 graduandos da instituição.
Para receber o atendimento, os interessados devem se dirigir ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) portando um encaminhamento da Proex que pode ser adquirido na Diretoria de Assistência Estudantil (DAE); e cópia dos seguintes documentos: cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso não tenha cadastro no SUS, o estudante poderá fazê-lo no próprio Bettina, ao se apresentar.
Serviços - O projeto oferece assistência à saúde, médico ambulatorial e hospitalar para atender os alunos universitários que precisam de atendimentos médicos, exames complementares e cirurgias ambulatoriais no período de permanência universitária. Por meio dele, os estudantes de graduação são assistidos no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) até o término do curso. Para isso, precisam estar matriculados regularmente e solicitar encaminhamento à Proex/UFPA. E para dar continuidade ao projeto, em fevereiro deste ano a Proex e o HUBFS renovaram o contrato que garante a continuidade do projeto por mais dois anos.
Histórico - As ações desenvolvidas pelo programa fazem parte da meta prioritária proposta pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fronaprace), órgão assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que propõe uma política de assistência ao estudante que garanta acesso, permanência e conclusão de curso nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), na perspectiva da inclusão e do direito social e da democratização do ensino.


Texto: Divulgação
Fotos: Divulgação - Ascom/HUBFS/UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels