quarta-feira, 5 de outubro de 2016

UFPA realiza encontro sobre História Indígena na Amazônia



A Universidade Federal do Pará recebe nos dias 5, 6 e 7 de outubro o II Encontro de História Indígena e do Indigenismo na Amazônia. O evento, que será realizado no Auditório Setorial Básico, é promovido pelo Grupo de Pesquisa de História Indígena e do Indigenismo na Amazônia (GP HINDIA) que busca trazer um pouco do protagonismo da cultura indígena para a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo. As inscrições para a apresentação de pesquisas já estão encerradas, porém serão abertas algumas vagas para a inscrição como ouvintes no dia do evento.
O Encontro tem como objetivo divulgar pesquisas dos membros do grupo sobre o tema da História Indígena na Amazônia e, dessa forma, possibilitar a formação de estudantes para essa temática, sempre ressaltando o protagonismo desse povo na história da região. “De longa data, a Amazônia carrega a imagem de ‘terra de índio’. Muito embora essa expressão seja generalizante e venha acompanhada de tom geralmente pejorativo, não se pode negar que numerosas etnias indígenas enriquecem o patrimônio cultural da região. Os índios fazem parte de nosso passado, de nosso presente e, certamente, também de nosso futuro”, destaca o professor Marcio Couto, coordenador do grupo de pesquisa e organizador do evento.
Programação - Esta edição do evento contará com minicursos, conferências e mesas-redondas e simpósios temáticos mediados e ministrados por professores ou estudantes de graduação, mestrado ou doutorado.
Na programação do evento, está previsto que, no primeiro dia de atividades, nesta quarta-feira, 5, seja realizada a conferência de abertura, com a participação de Uwira Xakriabá, estudante do mestrado em Antropologia na UFPA (PPGA). Além disso, na própria quarta, 5, e quinta, 6, pela tarde, serão os simpósios temáticos que abordarão os temas “História Indígena”, “História do Indigenismo”, “Ensino de História e Educação Indígenas”, e “Formas de Expressão Indígena e Representações sobre os Indígenas”.
Já os minicursos, que serão realizados na quinta, 6, e na sexta, 7, pela manhã, abordam os temas “Cultura material Tupi: uma releitura sobre os Anambé e Tembé”; “Epidemias entre os indígenas na Amazônia colonial”; “Índios x Belo Monte”; e “Possibilidades de pesquisa em História Indígena”. A mesa-redonda discute o desafio de se escrever história indígena na Amazônia, com a participação dos professores Mauro Coelho, Décio Guzman, Patrícia Sampaio.
GP Hindia - Buscando mudar a forma como a cultura indígena e negra era abordada na história do país, o governo brasileiro tornou obrigatória a inclusão da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena” no currículo das redes de ensino. A partir dessa decisão, a UFPA criou, na Faculdade de História, a disciplina História Indígena ministrada pelo professor Márcio Couto desde o início. O GP Hindia, portanto, surgiu como resultante desse processo.
Atualmente, o projeto contra com a participação de um grupo de professores e estudantes de pós-graduação de diferentes cursos da UFPA e de outras instituições. O grupo dedica importante atenção à formação e orientação de estudantes de graduação e pós-graduação, realizando-se seminários acadêmicos, bem como a produção de material didático que permita estender as contribuições do Grupo de Pesquisa aos níveis de Ensino Fundamental e Médio.
O GP Hindia possui cinco linhas de pesquisa: História indígena e etno-história; Espacialidades e relações interétnicas; Políticas indígenas e indigenistas; Formas de expressão indígena e representações sobre os indígenas; Ensino de História e história indígena.
Serviço:
II Encontro de História Indígena e do Indigenismo na Amazônia
Data: 5 a 7 de outubro de 2016
Hora: 8h às 17h (dia 5), 9h às 17h (dia 6), 9h às 18h (dia 7)
Local: Auditório Setorial Básico
Inscrições Encerradas
Informações: gphindia@hotmail.com
Texto: Caio Maia - Ascom/IFCH
Foto: Arquivo / Ascom (Mácio Ferreira)
Fonte: Portal da UFPa. (https://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=12171)

Um comentário:

  1. Como faço para conseguir escrever-me ?? Quando estarão disponíveis os próximos ingressos???

    ResponderExcluir

Labels