quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Seminário discute corporalidades negras e performances de gênero e sexuais

O Grupo NosMulheres pela Equidade de Gênero Étnico-Racial, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), promove, nesta quarta-feira, 3, e na quinta-feira, 4, o Seminário “Territórios da Negritude Amazônica: corporalidades negras e performances de gênero e sexuais”. O evento, que ocorre no Auditório Setorial Profissional da UFPA, pretende refletir sobre os territórios da negritude e territorialidades de corpos negros, bem como suas performances de corporalidades, entre jogos interseccionais que consideram classe, sexualidade, raça, religião e outros marcadores sociais da diferença.
De acordo com a coordenadora do NosMulheres, a professora doutora Monica Conrado, o objetivo é provocar um debate sobre as dimensões éticas, estéticas e políticas a respeito da questão. “Será um momento de reflexões sobre corpos de mulheres negras lésbicas, trans, travestis e afrorreligiosas, que tensionam valores em processo de produção de subjetividades, em contextos particulares que demandam práticas relacionais e coletivas significativas”, explica.
Programação – As atividades começam na tarde do dia 2, com duas mesas-redondas: “Territórios da Negritude e Corpos Negros: estética negra e suas performances” e “Lesbianidades Negras”. Já no dia 3, a partir das 9h, inicia-se a Exposição “ParÁfrica”, que busca mostrar, por meio de fotografias, a diversidade de negros e negras paraenses. No mesmo horário, será realizada, também, a roda de conversa “Intercambiando Experiências Negras” e, à tarde, mais duas mesas-redondas abordam “Performances de Gênero e Sexuais” e “Jogo de Corpo e Modos de Vida: o feminismo negro como visão de mundo”. As atividades serão mediadas por docentes e discentes não só da UFPA como também de outras instituições, além de ativistas. Para encerrar a programação, Cindy Tunner e Pelé do Manifesto realizam show. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line aqui. Serão emitidos certificados.
NosMulheres – O grupo de pesquisa tem como meta dar visibilidade social e política às questões étnico-raciais e de gênero, por meio de projetos sob novas percepções, novos olhares e, portanto, novas abordagens, por incorporarem temáticas de gênero, raça/etnia, de orientação sexual e classe como de cunho fundamental para a análise de fenômenos sociais. Para o grupo, a articulação entre as questões derivadas das temáticas de gênero, das demandas originárias das diferentes faixas etárias, do reconhecimento aos direitos sexuais, dos diferentes grupos étnico-raciais e das diferentes classes e frações de classe constitui uma perspectiva rica para a pesquisa nas ciências sociais e a ação estratégica sobre a vida social.
Serviço:
Seminário “Territórios da Negritude Amazônica: corporalidades negras e performances de gênero e sexuais”
Dias: 2 e 3 de dezembro de 2015
Hora: Dia 2, das 14h às 18h, e dia 3, das 9h às 18h
Local: Auditório Setorial Profissional da UFPA
Inscrições gratuitas aqui.
Haverá emissão de certificados.
Texto: Ádria Azevedo – Assessoria de Comunicação/IFCH
Foto: Alexandre Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels