quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Filme sobre cultura árabe será exibido no Centro de Eventos


A Casa de Estudos Árabes da Universidade Federal do Pará (Cearabes/UFPA) realizará o primeiro evento de divulgação e valorização da cultura árabe no Pará trazendo um importante documentário que mostra que os árabes foram os primeiros a chegar ao continente americano. O documentário será exibido, gratuitamente, nesta quinta-feira, 27, das 9h às 12h, no Centro de Eventos Benedito Nunes.
O documentário chama-se Nós descobrimos a América antes de Colombo e foi produzido pelo professor da Universidade de Taibah, na Arábia Saudita, Khalid Abualkair. Além da UFPA, o filme será exibido em apenas quatro universidades brasileiras: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal de Pernanbuco (UFPE).
Viagens – No filme, o professor Khalid e outros 30 pesquisadores buscam demonstrar as relações existentes entre os povos árabes que ocuparam a Península Ibérica até o século XIII e as expedições para conhecimento de outras terras, que culminaram com a chegada à América, por volta do ano de 1370. O professor buscou, por dois anos e meio, informações em bibliotecas e centros de pesquisa de países como Espanha, Mali, Marrocos, Senegal e Brasil, a fim de conhecer os detalhes da chegada dos árabes ao continente.
Segundo o professor da UFPA e vice-coordenador da Cearabes, José Cauby Monteiro, a exibição do filme tem uma importância dupla para a nova instituição. “Este evento tem a grande importância de trazer um conhecimento muito importante para o Brasil e para os árabes também. Além disso, também queremos dar início aos trabalhos da Casa de Estudos Árabes, que será um órgão simples, que contará com muitos eventos práticos”, adianta o professor.
Já para o coordenador da Casa, o professor Said Mounsif - natural de Marrocos-, o evento busca valorizar as influências árabes presentes na cultura brasileira, desde seu início até aqui. “Nós queremos destacar as contribuições que a cultura árabe trouxe para a cultura brasileira, nisso a participação da comunidade árabe é fundamental tanto no ambiente acadêmico quanto na sociedade em geral”, afirma o professor.
Parceria – A exibição do filme está sendo realizada em parceira com o Centro Islâmico Cultural do Pará e com o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA. O professor Khalid virá, voluntariamente, ao Brasil para fazer a apresentação do documentário, quando deverá passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belém. O evento é aberto ao público interessado. Estudantes que desejem ganhar certificado podem deixar nome e endereço de e-mail, para que ele seja enviado por internet.
Serviço:
Exibição do filme documentário Nós descobrimos a América antes do Colombo
Data: 27 de agosto de 2015
Hora: 9h às 12h
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, Campus Básico da UFPA, Rua Augusto Correa, nº 1 - Guamá.
Entrada gratuita. Estudantes que desejem certificado devem deixar nome e e-mail na entrada do evento.
Texto: Alesson Rodrigues - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels