Dia Internacional da África na UFPA é comemorado com festa
A comemoração do Dia Internacional da África na UFPA buscou integrar os alunos de países africanos e compartilhar seus costumes com os demais estudantes por meio de aspectos marcantes tanto na África como no Brasil: sua cultura e gastronomia. Além disso, a programação abordou temas como identidade, juventude e negritude na atualidade, reforçando a razão de existência da Casa Brasil-África e do Grupo de Estudos Afro-Amazônico da UFPA, que têm como objetivo promover a cultura africana desconstruindo preconceitos e integrando os alunos intercambistas com a comunidade local.



Todas as atividades contaram com a participação dos alunos africanos em intercâmbio na UFPA por meio do Programa PEC-G, que dá apoio aos estudantes no momento de superar e enfrentar preconceitos encontrados no cotidiano.

Já para Rachel Eliango, esse debate vai um pouco além da marginalização ou conflitos. “Tanto nós, que viemos da África, quanto os alunos brasileiros, somos irmãos, e as diferenças existentes entre nós deveriam servir para que nos uníssemos para construir coisas boas para a pesquisa e para a humanidade juntos”, afirma a estudante.

Texto: Luana Coelho – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos
Fotos: Adolfo Lemos