segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Calendário das atividades Prof. Dr. Filipe Zau, Reitor da Universidade Independente de Angola.

A Casa Brasil-África, a Cátedra Brasil-África, a Pró-reitoria de Relações Internacionais e o Grupo de Estudos Afro-Amazônico convidam a todos para participar das atividades com o Prof. Dr. Filipe Zau, Reitor da Universidade Livre de Angola.
07/10, terça-feira, 9h-11h
Conferência"A interculturalidade como fator de educação, paz, democratização e desenvolvimento".
Local: auditório do IFCH (altos).
*Haverá certificado de participação de 2h*
 09/10, quinta-feira, 15-17h
Reunião com alunos africanos, docentes e discentes interessados em intercâmbio e colaborações com Angola.
Local: sala de leitura do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (altos).
 Resume Prof. Dr. Filipe Zau
Filipe Silvino de Pina Zau, músico interprete e compositor, poeta e investigador, bacharel em Ciências da Educação (1971), Licenciado, no Brasil, em Pedagogia, pela UNICEUB (1988) e em Portugal, pelo Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas, através do Curso de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar (1994), Mestre em Relações Interculturais (1999) e Doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação Multicultural e Intercultural, pela Universidade Aberta de Lisboa (2005).
No campo musical, para além de compositor, lançou a solo, em 1996, pela editora Strauss, o CD intitulado “Luanda, Lua e Mulher” e três lítero-musicais, em parceria com Filipe Mukenga, sob o título de “Canto da Sereia, o Encanto”, em 1996, pela editora “Lusafrica”, e Canto Segundo da Sereia, o Encanto, pela editora “Da Banda” e “Voz Câmara e Saxofone, apresentado a público, ao vivo, no dia 19 de Setembro de 2014, na Baía e Luanda.
Para além de diversas colaborações em diferentes colectâneas, no campo da literatura e da investigação foram lançados os seguintes títulos: “Encanto de um Mar que eu Canto”, em 1996 e “Meu Canto à Razão e à Quimera das Circunstâncias”, em 2005, ambos de poesia, pela Universitária Editora; “Angola: Trilhos para o Desenvolvimento”, um trabalho de investigação editado pela Universidade Aberta, onde se consubstancia o essencial da sua dissertação de mestrado (2002); “Marítimos Africanos e um Clube com História”, pela Universitária Editora, em 2005; “Notas fora da Pauta”, um livro de crónicas musicais, em 2007, pela Chá de Caxinde e Prefácio; “Educação em Angola: Novos trilhos para o desenvolvimento”, editado pela Movilivros, em 2009, relacionado com o teor da sua tese de doutoramento; e “Do Acto Educativo ao Exercício de Cidadania” (2012).
Foi Chefe do Departamento de Superação da Direcção Nacional de Formação de Quadros de Ensino do Ministério da Educação da República de Angola (1979/84 e 1988/90). Desempenhou as funções de Adido Cultural da Embaixada de Angola em Portugal (1990/96) e de Conselheiro com as funções de Assessor para os Assuntos de Educação, Cultura e Desportos na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP.
Esteve ligado à docência universitária na UNIPIAGET (curso de licenciatura); à Formação Contínua de Professores no Instituto Nacional de Formação de Quadros do Ministério da Educação (curso de mestrado), em parceria com o Instituto Superior de Ciências Educativas de Portugal (ISCE); e à Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (curso de mestrado).
Foi, de Fevereiro a Agosto de 2010, consultor do PNUD para a elaboração do Relatório de Angola de 2010, sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, trabalhando para o Ministério do Planeamento. De Setembro de 2010 a Março de 2011, consultor da CESO-CI, trabalhando para a Casa Civil da Presidência da República na Estratégia Nacional de Formação de Quadros.
Foi membro do Grupo de Trabalho para as Questões Económicas e Sociais do Secretariado do Conselho de Ministros, por nomeação de Sua Excelência o Sr. Presidente da República, Eng. José Eduardo dos Santos.
Exerce, ainda, as funções de Consultor do Ministro da Educação, foi Vice-Reitor para a Área Académica da Universidade Independente de Angola (UnIA) e, em Dezembro de 2013, foi nomeado Reitor desta Instituição privada de Ensino Superior. 
É, actualmente, colaborador das Edições Novembro, publicando artigos no Jornal de Angola e no Jornal Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels