Dom Teodoro Mendes Tavares, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará, recebeu em sua residência os pesquisadores da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) que estão em missão na UFPA desde o dia 14 de agosto. A delegação cabo-verdiana, chefiada pelo professor doutor Arlindo Mendes, foi acompanhada por docentes da UFPA que coordenam na instituição o projeto de pesquisa que serve de âncora à missão.
A recepção, marcada pelo próprio Dom Teodoro, foi um atendimento ao desejo de cumprimentá-lo, expresso por integrantes da delegação da Uni-CV, e oportunidade para saudar e dar conhecimento da missão à ilustre autoridade religiosa católica de Cabo Verde no Pará, além de lhe prestar informações atualizadas a respeito do país, em particular, da Ilha de Santiago, da qual ele é nativo.
Presença de Dom Vicente Zico - Logo nos primeiros momentos do encontro, o 8º arcebispo de Belém, Dom Vicente Zico, que também deu brilho ao evento, demonstrou simpatia ao elogiar o bispo auxiliar. “É um presente de Cabo Verde para Belém”, disse. Ainda se referiu a ele como um servo de Deus, incansável e dedicado ao trabalho. A comoção foi geral.
Testemunho sobre o Círio de Nazaré - Perguntado sobre como se sentiu ao vivenciar pela primeira vez as festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Dom Teodoro foi enfático e convincente: “Impressionante!” E comentou que é difícil descrever o Círio, sendo preciso que as pessoas participem dele para o entenderem. Esse magno acontecimento anual, a cada segundo domingo de outubro, tem uma dimensão mundial, gera uma solidariedade social contagiante, unindo as pessoas de todas as categorias sociais. “É preciso que o Círio seja divulgado em Cabo Verde”, sugeriu um pesquisador daquele país irmão. E outro se manifestou: “Afinal, somente depois que cheguei aqui é que passei a avaliar a grandeza da cidade de Belém, que já possui mais de dois milhões de pessoas. Eu antes pensava se tratar de uma cidade pequena. Também, a imensidão da água doce dos rios com ondas! São verdadeiros mares!”
Ao término do jantar e após a sessão de fotos, os convidados reiteraram o carinho e a admiração a D. Teodoro, com palavras também de agradecimento. Este socializou o seu contentamento a todos e o apreço à parceria entre as duas universidades. Com uma oração, abençoou a missão e o retorno a Cabo Verde de parte da delegação, previsto para o próximo dia 10 de setembro.
Texto: Divulgação / Prointer
Foto: Lasig/UFPA
Foto: Lasig/UFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário