No dia 3 de janeiro, às 15h30min, no Instituto de Ciências Sociais
Aplicadas, o bolsista da CBA Henrique Vieira Moreira, e sua colega
Marilia Furtado Ferreira, ambos da Faculdade de Serviço Social,
apresentaram seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “OS
ESTUDANTES DO PEC-G, SEU ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O PROCESSO DE
INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFPA”. O TCC teve orientação do Prof. Dr. Jean
François Deluchey e participaram como membros da banca examinadora o
Prof. Dr. Hilton Pereira da Silva e a Profª Msª Tamara Munhoz Aguirre. A
pesquisa, que foi conduzida com 72 estudantes estrangeiros, assim como o
TCC “CONDIÇÕES DE SAÚDE E ESTADO NUTRICIONAL DE ESTUDANTES VINCULADOS
AO PROGRAMA ESTUDANTE-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELÉM –
PARÁ”, da graduanda Cristal Marly Machado Torres, da Faculdade de
Nutrição do Instituto de Ciências da Saúde, que foi defendido em 2016 e
teve como orientadora a Prof. Msc. Ana Lúcia da Silva Rezende, demonstra
o compromisso da CBA em apoiar análises sobre esta importante parte do
alunado da Universidade. Ao final da apresentação, os mais novos
Assistentes Sociais receberam o conceito Excelente. Parabéns!
A seguir os resumos dos dois TCCS recentemente defendidos sobre os alunos do PEC-G.
OS ESTUDANTES DO PEC-G, SEU ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFPA
Henrique Vieira Moreira, Marilia Furtado Ferreira
O trabalho aborda a situação na Universidade Federal do Pará (UFPA)
dos alunos do Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), que é
uma das mais antigas políticas de relações exteriores do Brasil no
âmbito da educação. Em cinco décadas de existência do programa, o fluxo
migratório de estudantes estrangeiros oriundos dos países parceiros,
fundamentalmente América Latina e África, aumentou exponencialmente.
Esse fato permitiu o desenvolvimento de diversas comunidades
estrangeiras nas universidades brasileiras que participam do programa,
que têm impactos potencialmente diversos nas instituições. Porém, pouco
ainda se conhece sobre a realidade destes estudantes no Brasil e mesmo
em seus países de origem. Este trabalho apresenta o perfil de uma
amostra representativa da comunidade dos alunos PEC-G presentes na UFPA.
Os dados foram analisados a partir da tabulação de informações
registradas na planilha de cadastro socioeconômico implementada pela
Casa Brasil-África (CBA) desde 2014 e de formulários preenchidos pelos
estudantes ingressantes na instituição. O trabalho também apresenta
algumas das principais demandas específicas da comunidade PEC-G,
levantadas através das atividades do estágio em serviço social na CBA e,
demonstra a necessidade de desenvolvimento e institucionalização do
acolhimento e acompanhamento dos alunos internacionais como política da
universidade, para profissionalizar o processo, visando responder as
demandas. Por fim, é apresentada a contribuição do trabalho relacionado
ao estágio na formação profissional em serviço social.
CONDIÇÕES DE SAÚDE E ESTADO NUTRICIONAL DE ESTUDANTES VINCULADOS AO
PROGRAMA ESTUDANTE-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELÉM – PARÁ
Cristal Marly Machado Torres
A integração de pessoas de diferentes nacionalidades e culturas no
Brasil, tem se tornado cada vez mais intensa, sendo por razões
políticas, sociais, econômicas, catástrofes naturais, ou por meio de
programas de educação superior desenvolvidos por parcerias entre
governos. Nesse sentido, os estudantes universitários internacionais que
vêm para o Brasil pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação
(PEC-G) tornam-se um grupo de grande importância, por seu envolvimento
com a educação e a cultura de outro país (Brasil). O objetivo deste
estudo foi conhecer as condições de saúde e nutrição dos discentes
estrangeiros inscritos no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação
(PEC-G) no município de Belém-Pará. É um estudo transversal realizado
com 40 alunos que fazem parte desde programa. As variáveis estudadas
foram: antropométricas e sóciodemográficas. Os dados coletados foram
compilados e armazenados em um banco de dados do programa Epi Info,
versão 6.04d. Por se tratar de estudo que envolve seres humanos foi
submetido ao Comitê de ética do Instituto de Ciências da Saúde. Dos
quarenta estudantes que fazem parte da pesquisa 65% são do gênero
masculino, 87,5% dos alunos são de origem africana, 92,5% são estudantes
de universidades públicas, prevalecendo aqueles que recebem auxilio do
governo brasileiro e da família (37,5%). Quanto ao estado nutricional
prevaleceu eutróficos (60%) seguido do sobrepeso (32,5%). Foi aplicado o
teste Qui Quadrado cujo resultado para gênero em relação ao estado
nutricional não foi significante (p <= 0,9461). Os estudantes
estrangeiros são na maioria do sexo masculino e de origem africana,
predominando como fontes de renda o auxilio do governo brasileiro e de
seus familiares.
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